+ -
Coberturas> Fachadas »

Sistemas

norteImpermeabilização de coberturas

As impermeabilizações têm como função garantir a estanquidade das coberturas. Basicamente os diferentes sistemas de impermeabilização em coberturas podem classificar-se segundo a:

 

1 – Acessibilidade:

Segundo as necessidades de utilização: Transitável a pessoas o veículos, visitável ocasionalmente ou não transitável.

 

2 – Isolamento térmico:

Para obter o mesmo conforto térmico será necessário um isolamento diferente segundo o tipo de local, clima, e a zona. O poliestireno extrudido em placas e o mais habitual em coberturas e caixa de ar. Com densidades iguais o poliestireno expandido isola de forma similar ao extrudido.

 

3 – Sistema invertido ou tradicional:

Os sistemas em cobertura invertida são os mais aconselháveis devido a maior durabilidade das membranas de impermeabilização por ficar estas protegidas termicamente baixo o isolamento.
No sistema de impermeabilização tradicional o isolamento térmico ou não existia, ou era colocado por baixo das membranas, já que eram materiais que tinham que estar protegidos por uma barreira para vapor e a membrana.

 

4 – Suporte:

As coberturas metálicas ou de fibrocimento, como as de grandes áreas industriais e comerciais obrigam a que o sistema de impermeabilização seja muito leve. Tendo como acabamento uma membrana auto protegida com granulado cerâmico ou de ardósia. O sistema mais eficaz nestes casos e o tradicional com isolamento térmico em placas de materiais como a la de rocha ou fibra de vidro, resistentes as temperaturas do fogo ou ar quente utilizado na aplicação das telas betuminosas ou sintéticas.